geral@jf-camaradelobos.pt
Rua Pe. Eduardo Clemente N. Pereira 9300-116 Câmara de Lobos
ptenfrdeitnorues

Formação Emancipação das Mulheres

A Junta de Freguesia de Câmara de Lobos promoveu uma ação de formação subordinada ao tema “Emancipação das Mulheres” direcionada aos utentes do Partilha de Laços, no âmbito do programa Eco-Freguesias XXI.
Esta ação foi orientada pelo assistente social Luís Teles, técnico superior da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que abordou a luta que as mulheres desenvolveram ao longo dos tempos para a redução das desigualdades entre homens e mulheres. Se no passado a mulher tinha poucos direitos e estava vocacionada para o trabalho doméstico e ser mãe de muitos filhos, paulatinamente teve acesso à educação e à entrada no mundo trabalho esbatendo-se as desigualdades, apesar de ainda hoje ser a principal vítima de violência doméstica.
O presidente da Junta de Freguesia considera que ainda continua a haver muita discriminação entre homens e mulheres, mas não tem dúvidas que o futuro será das mulheres porque estudam mais, têm um papel preponderante na economia familiar e são mais resilientes e com grande capacidade para resolver os problemas.